Envio dos módulos SICOM/TCEMG

Senhores Clientes,

Sabemos das inúmeras obrigações a cumprir mensalmente e a cada dia mais informações são exigidas e os prazos estão menores.

Somente para exemplificar, temos hoje o EFDREINF que passa a obrigar o fechamento contábil para prestação de contas até o dia 15 do mês seguinte. Assim também vem acontecendo com as várias fases
do eSocial, e a cada dia, como citamos acima, as informações vão sendo exigidas cada vez mais em maior volume e menor prazo.

Para o fechamento de uma prestação de contas, no caso do SICOM especificamente, sabemos que o encerramento não depende de um único setor ou de um único responsável pelo envio.

O SICOM, enviado ao TCE normalmente pelo contador, depende do encerramento mensal das informações inerentes a compras, licitações e contratos, almoxarifado, patrimônio, frotas e obras.

A AGP vem trabalhando incessantemente na tentativa de melhorar processos para que seja mais suave aos clientes essa árdua tarefa de prestar contas, traçando metas a fim de buscar a excelência do nosso suporte técnico para com todos os clientes.

E dentro do nosso conceito de parceria com os clientes, o sucesso depende também da organização da Administração. Existem processos internos da Administração que podem e devem ser otimizados para
que o responsável final do envio do SICOM o faça com tempo hábil, inclusive para corrigir alguma informação eventualmente não aceita pelo TCE.

Dessa forma vimos solicitar a atenção e dedicação de todos os setores envolvidos na prestação de contas, no sentido de iniciar o envio dos módulos SICOM junto ao TCE com um prazo mínimo de 10 dias
antes do vencimento.

Esse prazo é de suma importância para que nossa equipe tenha tempo hábil de sanar todas as dúvidas e auxiliar a Administração nos ajustes necessários para cumprimento do prazo.

Iniciar o envio faltando poucos dias para o encerramento torna-se um risco para o não cumprimento de prazos, visto que o SICOM faz a auditoria de validação de erros em no mínimo duas etapas distintas.

Outro ponto importante é salientar que, em alguns casos, o cliente realiza o início do envio nos últimos dias. E diante desse cenário solicita que nossa equipe faça a validação. Esclarecemos que esse não é
objeto de nosso contrato e não podemos assumir esse envio, que é de responsabilidade do cliente.

Por fim, recomendamos que esta mensagem seja formalmente divulgada entre os responsáveis pelos setores que juntos se tornam responsáveis também pela prestação de contas. Em outras palavras,
devemos buscar sinergia entre os setores para que o sucesso seja também de todos.

Contamos com a compreensão e parceria de sempre e colocamo-nos à disposição sempre que precisarem.

Atenciosamente,
Equipe AGP