DIRF E COMPROVANTE DE RENDIMENTOS / 2021 ANO-CALENDÁRIO 2020

A sigla Dirf significa, “Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte”, ela é emitida pela fonte pagadora, podendo ser tanto pessoa física ou empresa.

O principal foco da Dirf é informar à Receita Federal os valores de imposto de renda e outras contribuições que foram retidos com pagamentos a terceiros, com o intuito de evitar sonegação fiscal.

A Dirf é responsável por informar sobre o pagamento de seus colaboradores e outros contratados, até mesmo empresas, durante o ano-calendário anterior à emissão. Logo, este ano de 2021 a declaração irá conter as informações de pagamentos efetuados em 2020.

A Instrução Normativa RFB 1.915 de 27/11/2020 dispõe sobre a Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (DIRF) e o programa gerador da DIRF 2021 e a Instrução Normativa 1.682 de 28/12/2016 que dispõe o Comprovante de Rendimentos.

Apresentamos resumidamente abaixo os tópicos que julgamos ser relevante para as entidades públicas, porém, é importante que o responsável pelo preenchimento da DIRF e
pela emissão dos comprovantes de rendimentos analise as Instruções Normativas acima, para ter ciência de todas as informações obrigatórias e conforme o caso fazer a
complementação destas direto no programa da DIRF.

Clique aqui para baixar o conteúdo completo.